top of page

Razões para fazer terapia individual

Atualizado: 11 de dez. de 2019


Um dos objetivos imediatos da terapia quer seja individual ou em grupo é ajudar o paciente a eliminar o sofrimento pelo qual está passando. O outro é proporcionar condições para que tenha crescimento pessoal e desenvolvimento progressivo com relação à sua autonomia e autoconfiança.


Atualmente, temos poucos momentos dedicados exclusivamente a nós mesmos. Durante a terapia individual a pessoa tem um espaço-tempo destinado unicamente para que possa cuidar das questões que considera importante, inclusive as mais íntimas, compartilhando com o psicoterapeuta, suas dúvidas, ansiedades, medos, dentre outras questões.



O atendimento psicoterápico por sessão individual é a modalidade mais conhecida e difundida porque nela o psicólogo pode focar total atenção às demandas de um único cliente, o que lhe permite desenvolver uma abordagem personalizada, aumentando a eficiência do tratamento.


A terapia individual é o encontro de duas pessoas, o terapeuta e o cliente, cada um com sua visão de mundo, embora um respeite o espaço do outro. O terapeuta responde como a pessoa que realmente é, com empatia coloca-se no lugar do cliente respeitando suas experiências e aceita-o incondicionalmente.

Psicoterapia individual


O terapeuta com neutralidade escuta e procura compreender a história do outro, que por sua vez, está em busca de acolhimento, segurança e alívio para suas queixas. A aliança terapêutica é importante no sentido de que o cliente deve estar à vontade para se entregar ao processo terapêutico que ocorre em um espaço próprio: o que é falado ali tem garantia de sigilo absoluto.


São vários os motivos que levam uma pessoa a procurar o apoio de um psicólogo: desejo de autoconhecimento, de compreender e aprender a lidar de maneira mais satisfatória consigo, ou com pessoas de sua relação. O objetivo do terapeuta é auxiliar o cliente a perceber as possibilidades de viver maneiras novas e mais saudáveis de estar no mundo, a confiar mais nas respostas que dá diante de diferentes situações do seu dia a dia, a manter-se aberto a reformulações, a mudar a visão a respeito dos seus problemas.


Ao aturar no tratamento de transtornos psicológicos como transtorno do pânico, fobias, depressão, ansiedade, dependência de vícios, ao possibilitar a elaboração de crises existenciais, de transições difíceis, como o luto ou crises profissionais, e, dificuldades encontradas nas mudanças de fases de vida, a psicologia clínica possibilita ao cliente um espaço de amadurecimento e transformação.



Psicólogo na Vila Mariana. Terapia Individual para jovens, adultos e casais.



Agende uma consulta com um especialista em

terapia individual em São Paulo.

Cel. (11) 98594-4267

E-mail: mindreader@gmail.com




bottom of page