Psicoterapia de grupo - Especialista em SP

A psicoterapia de grupo é mais um recurso que pode ser usado associado ou não à modalidade individual. Um método não impede a aplicação simultânea do outro, mas, para que o cliente inicia no grupo, é preciso que passe pela modalidade individual, para que se forme a aliança terapêutica: pessoa-psicoterapeuta.


O ser humano é um ser social, ao nascer está inserido no seu primeiro grupo social, a família. Ele cresce e participa de outros grupos, o da vizinhança, o da escola, o da religião, etc. Convive com pessoas em diferentes situações, aprende, constrói seus valores e sua personalidade.


O grupo terapêutico reúne pessoas diferentes cada um com a sua maneira de ser, seu potencial e limitações, suas crenças, seus medos, tal qual na vida. Durante as sessões a interação e o aprendizado por intermédio do outro, se desenvolve aos poucos e potencializam o processo de elaboração das mudanças psíquicas daqueles que participam do grupo terapêutico.


No início, os integrantes do grupo terapêutico mantêm um contato mais superficial, entretanto, com o passar do tempo, ele se aprofunda e leva a trocas mais frequentes e intensas.


O terapeuta atua de forma atento aos aspectos da vida emocional e afetiva de cada um, trabalha para esclarecer dificuldades, auxilia a remoção de obstáculos que perturbam o curso do desenvolvimento, vale-se do grupo como agente que permite processar as informações e experiências necessárias para incentivar as mudanças, auxiliando os clientes a mobilizarem e utilizarem, de modo eficaz, seus próprios recursos para seu restabelecimento.






Por Eduardo Viana Junqueira


Sobre o psicólogo:

Psicoterapeuta CRP 06/71379). Atua em consultório particular e no Centro do Professorado Paulista. Especialista em Dependência Química pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Hipnoterapeuta Omni. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Paulista de Psicologia, Estudos Sociais e Pesquisa. Extensão: “Clínica Adolescente” no Instituto Sedes Sapientiae. Cursos: “Entrevista Motivacional”. Ministrado pela Professora Neliane Buzi Figlie, na Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD), Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina e “Acompanhamento Terapêutico nas Clínicas de Dependência”. Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) e Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD)Trabalha com psicoterapia individual e de grupo com adolescentes, adultos e dependentes químicos. Faz aconselhamento para dependentes químicos e familiares. Desenvolve trabalho com grupos lúdicos para dependentes químicos. Ministra palestras sobre relações humanas.