Psicoterapia e aconselhamento para dependentes químicos e familiares

A dependência química relaciona-se a diversos problemas tanto no aspecto psicológico como biológico, social, econômico ou cultural. O objetivo da terapia e do aconselhamento é obter ganhos para os familiares e dependentes por meio do incentivo à busca da qualidade nas relações familiares, da sensibilização quanto ao aspecto emocional da doença, do fornecimento de informações, orientações de como lidar com a dependência e sensibilização para que o dependente assuma sua recuperação.

O aconselhamento individual para o dependente tem como premissa a resolução de conflitos e a motivação para mudanças. Quando o usuário de substâncias nocivas se motiva e busca parar de usá-las, torna-se capaz de novas interações sociais e hábitos que reforçam a motivação para a autorrealização.

Como psicólogo meu objetivo ao escutar o cliente é ajudá-lo a estabelecer um contato significativo com sua própria experiência, aliviar seu sofrimento emocional e abraçar as mudanças necessárias a uma qualidade de vida melhor.