A ansiedade sempre existiu e era considerada natural, mas na nossa época acabou tomando-se um problema de saúde mental na medida em que o ser humano passou a se preocupar, por exemplo, não só em realizar seu trabalho, mas também com a competição no local de trabalho, seu status, o desemprego, etc.
O sentimento natural de ansiedade que contribui para auxiliar o instinto de sobrevivência do ser humano, na era digital, aumentou exponencialmente, são muitas oportunidades, o acesso à informação cresceu, as possibilidades de contato entre pessoas, mesmo que digitalmente, não tem limites. Cresceram também os transtornos de ansiedade, tais como:
- transtorno obsessivo-compulsivo (TOC): pensamentos obsessivos e medos irracionais;
- fobia social: preocupação e medo com situações sociais cotidianas;
- síndrome do pânico: crises intensas de medo acompanhado de grande mal estar.
Quais os principais causas?
As causas da ansiedade podem ser diferentes para cada pessoa e podem surgir por diferentes razões, dentre elas:
- desequilíbrios químicos cerebrais;
- falta de suporte familiar;
- traumas; ou
- por uma combinação de fatores.
Quais os principais sintomas?
Dentre muitos, podemos destacar os físicos: tensão muscular, palpitações, transpiração em excesso, tontura e, os psíquicos como a sensação de despersonalização, ou seja, quando a pessoa parece não se reconhecer mais.
As características da ansiedade como, por exemplo, o medo desmedido, pode trazer consequências, comprometer a qualidade de vida e os relacionamentos da pessoa consigo e com o mundo. Além disso, podem acarretar doenças mais graves como depressão, diabetes e problemas cardíacos. Por isso, o tratamento não deve ser apenas por medicação, é preciso mudar a qualidade de vida.
Como controlar a ansiedade?
Procure ajuda de especialistas. O psicólogo e psiquiatra são indicados para realizar o diagnóstico correto e orientar o tratamento mais adequado.
Commentaires